Futebol Brasileiro

Vinícius Jr e Gabriel Martinelli comandam o futebol brasileiro na Europa

Os jogadores vivem grande fase em seus clubes na Europa, ambos pelo mesmo lado do campo  

Por Eduardo Ferreira

Os jogadores vivem grande fase em seus clubes na Europa, ambos pelo mesmo lado do campo  

O Brasil vive um momento difícil na história do seu futebol. Isso porque, a Seleção Brasileira, pentacampeã mundial, vive um período de 20 anos sem vencer um título de Copa do Mundo, e irá completar 24 anos em 2026, igualando o jejum de 1970 até 1994. Além disso, o seu principal jogador vive mais uma grave lesão que deve o tirar dos gramados por até quatro meses.

Dessa forma, em um período de reconstrução, o treinador oficial para esse novo ciclo nem sequer foi anunciado. Portanto, a missão de comandar o Brasil no amistoso contra Marrocos ficou a cargo do técnico interino Ramon Menezes. Em meio a esse mar de incertezas e más notícias, dois jogadores surgem como uma esperança de dias melhores para o futebol brasileiro.

Vinícius Jr e Gabriel Martinelli vivem, talvez, o melhor momento em suas carreiras. Vinícius além de ser campeão da Champions League com o Real Madrid, comanda novamente a equipe rumo ao segundo título, sendo um dos principais jogadores na Europa. Enquanto, Gabriel Martinelli atingiu a artilharia do Arsenal com 12 gols, líder da Premier League.

No entanto, a má notícia para o brasileiro é que os dois dividem a mesma posição. Na Copa do Mundo 2022, por exemplo, Tite optava por Martinelli como substituto direto de Vinícius Jr. Embora, na mesma posição, são jogadores de características bem diferentes. Já que Vinícius Jr tem mais qualidade para segurar a bola e chamar a marcação, já Martinelli vence os adversários pelas arrancadas em velocidade na direção do gol.

A atuação de ambos os jogadores têm sido primordial para a boa fase de seus clubes. Gabriel Martinelli luta para alcançar um título do Campeonato Inglês, com o Arsenal, que não vence desde 2003. Uma façanha e tanto que, se confirmada, deve colocar o jogador de vez na história do clube. Já Vinícius Jr, se tornou o principal jogador do Real Madrid e a cara desse novo projeto pós-Cristiano Ronaldo.

Por que Martinelli ficou de fora da convocação?

Sendo assim, vivendo essa fase espetacular com o Arsenal, Martinelli ainda ficou de fora na convocação de Ramon Menezes. A princípio, a justificativa não convence o torcedor brasileiro. Já que Rony, jogador do Palmeiras, foi cotado para a vaga de substituto de Vinícius Jr pela ala esquerda do ataque. Porém, uma convocação não significa a ausência permanente de Martinelli que deve voltar a vestir a amarelinha em breve. 

Tópicos


Mais notícias