Futebol Brasileiro

Resultados colocam em dúvida a qualidade de Vítor Pereira como treinador no Flamengo

O técnico que chegou badalado, agora precisa se provar para a torcida e fazer valer o voto de confiança da diretoria 

Por Eduardo Ferreira

O técnico que chegou badalado, agora precisa se provar para a torcida e fazer valer o voto de confiança da diretoria 
O técnico que chegou badalado, agora precisa se provar para a torcida e fazer valer o voto de confiança da diretoria 

No início de 2022, o treinador Vítor Pereira chegou ao Corinthians muito celebrado pela torcida, que há mais de 10 anos não via um técnico estrangeiro comandando a equipe. O seu estilo vibrante e, em até certo ponto exagerado, davam indícios de que o português fosse se encaixar ao estilo  do “bando de loucos”. Além disso, o seu currículo como treinador também impressionava. 

Isso porque, o treinador coleciona títulos em diversas ligas diferentes. Foram dois títulos da liga portuguesa, com o Porto, além de vencer títulos na Grécia e China. Antes de vir par ao Corinthians, Vítor Pereira atuava no futebol turco pelo Fenerbahçe. No Corinthians, o técnico teve um início turbulento, sendo derrotados nos clássicos, mas a equipe começou a ganhar forma. 

No entanto, o treinador teve problemas para se ajustar ao calendário intenso de jogos no Brasil. De modo que, alegava que precisava de muita intensidade no jogo, portanto, precisaria realizar um rodízio no elenco para administrar o desgaste físico. Sendo assim, o Corinthians ficou meses jogando sem uma escalação definida e ainda começou a ter muitos desfalques importantes. 

O problema de não ter uma escalação definida e modificar suas peças constantemente parece continuar no Flamengo. Além disso, Vítor Pereira tem dificuldades de encontrar a sua escalação ideal e acaba demandando muito tempo. Fazendo com que as competições avancem sem uma definição do time. Ou seja, ele não é muito bom em “trocar o pneu com o carro andando”, essa que, talvez seja a principal qualidade que um técnico precisa no Brasil. 

O estilo agressivo ainda convence

No Flamengo, a indecisão e, talvez, a necessidade desse período inicial de ajustes colocou a equipe em uma situação tensa com três títulos perdidos em menos de dois meses. Sendo assim, Vítor Pereira continua a sua sina de entregar o seu futebol agressivo e organizado após um longo período de adaptação, em um futebol onde os resultados são para ontem. 

Tópicos


Mais notícias