Futebol Brasileiro

O que esperar do Flamengo sob o comando de Jorge Sampaoli?

Jorge Sampaoli tem convicções bem definidas de futebol e deve mudar o jeito do Flamengo jogar

Por Eduardo Ferreira

Jorge Sampaoli tem convicções bem definidas de futebol e deve mudar o jeito do Flamengo jogar
Jorge Sampaoli tem convicções bem definidas de futebol e deve mudar o jeito do Flamengo jogar
Síguenos enSíguenos en Google News

O Flamengo vive mais uma troca de treinador, após a demissão do português Vítor Pereira, a diretoria até tentou trazer Jorge Jesus, mas o contrato com o Fenerbahçe impediu o acerto. Assim, o nome da vez é o argentino Jorge Sampaoli, que estava no comando do Sevilla até algumas semanas atrás, mas acabou demitido. Dessa forma, Sampaoli chega com algumas missões no Flamengo.

A primeira delas é fazer com que o Flamengo volte a se ajustar em uma formação tática, coisa que Vítor Pereira teve muitas dificuldades ao tentar implementar o esquema com três zagueiros. Em seguida, fazer com que alguns medalhões como Gabigol, David Luiz, Everton Ribeiro e companhia recuperem o seu futebol, ou que voltem ao banco de reservas se possível.

Com essa tentativa de colocar “ordem” na casa, Jorge Sampaoli costuma fazer mudanças drásticas na equipe, na forma de jogar e também na postura dos atletas em campo. O argentino gosta de times intensos que mantenham a posse de bola e pressionem o máximo possível quando estão sem ela. De modo que, ter a bola e ser o protagonista do jogo é uma das prioridades do técnico argentino.

Já em quesitos de formação tática, o treinador não se apega a uma formação apenas e sabe adaptar o time de acordo com as peças que tem em mãos. No entanto, o técnico parece gostar do esquema com dois pontas de velocidade e terá novamente que decidir sobre a posição de Gabriel Barbosa, que já demonstrou não estar feliz na posição de segundo atacante e não tem condições de brigar pela titularidade com Pedro nesse momento de grande fase do camisa 9.

Como o Flamengo de Jorge Sampaoli vai jogar?

A princípio, o torcedor flamenguista terá o futebol ofensivo e de amplo domínio do jogo que deseja ver em campo. Com relação à formação tática, é difícil afirmar agora, visto que o Flamengo oferece diversas opções de escalações. Por fim, o Flamengo deve mostrar um time mais intenso e mais agressivo sob o comando de Jorge Sampaoli. 


Mais notícias