Futebol Brasileiro

Nome de Pelé vira palavra do dicionário e fica imortalizado na língua portuguesa

O nome do Rei Pelé agora será utilizado na língua portuguesa como sinônimo de “o melhor”

Por Eduardo Ferreira

O nome do Rei Pelé agora será utilizado na língua portuguesa como sinônimo de “o melhor”

Em algum momento da vida você já deve ter ouvido falar que o Falcão era o Pelé do futsal, que a Marta era o Pelé do futebol feminino, ou até mesmo que Ayrton Senna foi o Pelé da Fórmula 1. Uma expressão que se tornou corriqueira no Brasil quando se queria expressar que determinado atleta, ou indivíduo era simplesmente o melhor de sua área. 

Logo após o falecimento do Rei Pelé em 29 de dezembro de 2022, o mundo do futebol vem prestando homenagens ao maior futebolista de todos os tempos. Atualmente, o Campeonato Brasileiro leva o nome de Brasileirão Rei, em todas as partidas é respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao Rei do Futebol, mas nada disso parece suficiente diante da grandeza de Pelé. 

Assim, se iniciou um movimento para que o nome de Pelé fosse imortalizado na língua portuguesa, como uma palavra sinônimo de “o melhor” ou “o maior”. O movimento liderado pela Fundação Pelé, contou com o apoio massivo de canais de televisão e do próprio público, para que o nome Pelé fosse finalmente incrementado ao dicionário da língua portuguesa. 

Sendo assim, o dicionário Michaelis decidiu acatar o pedido e adicionar o nome de Pelé como verbete no dicionário, com o seguinte significado: “Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém”, pontuou o dicionário Michaelis. Portanto, aquilo que sempre foi dito de maneira corriqueira, está oficializado na língua portuguesa. 

Simplesmente Pelé

Com essa adição ao dicionário, Pelé ganha uma definição linguística que para sempre será utilizada no idioma português. Homenagens e movimentos de apoio à memória do Rei nunca serão o suficiente para que o Brasil possa ser grato o suficiente a Edson Arantes do Nascimento, por toda a alegria dada ao povo brasileiro e claro, ao mundo do futebol. 

Tópicos


Mais notícias