Futebol Brasileiro

Guardiola odiou, Barça surpreende e prepara chegada de jogador do Manchester City

Jogador não teve uma grande temporada, mas poderá se reerguer no Barcelona

Por Eduardo Ferreira

Jogador não teve uma grande temporada, mas poderá se reerguer no Barcelona
Jogador não teve uma grande temporada, mas poderá se reerguer no Barcelona
Síguenos enSíguenos en Google News

Se tudo correr conforme o planejado nas próximas horas, o lateral-direito português João Cancelo, estará prestes a se juntar ao Barcelona até o final desta semana, atendendo ao desejo de Xavi, que vinha buscando essa contratação há meses. Após uma tentativa frustrada na última temporada, devido à difícil situação financeira do Barcelona e à forte resistência do Bayern de Munique, que na época estava envolvido na Liga dos Campeões, a negociação foi retomada nesta nova temporada.

Os detalhes do acordo precisam ser acertados, mas tudo indica que a transferência pode envolver uma opção de compra de 30 milhões de euros (cerca de R$ 162 milhões), que se tornará obrigatória caso João Cancelo participe de 70% das partidas oficiais. Desde a saída de Daniel Alves em 2016, a posição de lateral direito no Barcelona tem sido problemática, com Semedo e Sergiño Dest não conseguindo se firmar, e Sergi Roberto sendo muitas vezes improvisado nessa função. 

Até mesmo o retorno de Alves na temporada passada não resolveu o problema. A alternativa de Bellerín também não teve sucesso, e diante dessa situação, Koundé comunicou a Xavi sua relutância em atuar como lateral direito por mais uma temporada, o que levou o Barcelona a intensificar seus esforços. Entre os dois candidatos, após o empréstimo de Dest ao PSV, Cancelo foi a escolha de Xavi.

João Cancelo dará mais equilíbrio ao sistema defensivo

Xavi está confiante de que poderá ter sucesso com a aposta em Cancelo, apesar das controvérsias que cercam o jogador nos bastidores e de sua passagem pelo Manchester City, onde não alcançou o auge dos seus desempenhos, que ocorreram sob o comando de Guardiola. O técnico espanhol conseguiu deslocá-lo para a faixa esquerda, tornando-o peça fundamental no jogo ofensivo do City, explorando as superioridades numéricas que Cancelo proporcionava no meio-campo. 

Agora, no Barcelona, onde jogará pela direita, Cancelo deverá conferir profundidade à equipe e permitir que a linha defensiva de Xavi fique mais equilibrada, enquanto ele e Balde se alternam nas subidas pelo corredor. 


Mais notícias