Futebol Brasileiro

Foi herói da Seleção Brasileira na Copa de 1994, o que faz Bebeto hoje em dia

Ele foi um dos craques da seleção no tetra em 1994

Por Eduardo Ferreira

Ele foi um dos craques da seleção no tetra em 1994
Ele foi um dos craques da seleção no tetra em 1994
Síguenos enSíguenos en Google News

José Roberto Gama de Oliveira, conhecido como Bebeto, é um ex-jogador de futebol brasileiro nascido em 16 de fevereiro de 1964, em Salvador, Bahia. Iniciou sua carreira nas categorias de base do Vitória em 1983, sendo profissionalizado pelo clube no mesmo ano. Em 1984, transferiu-se para o Flamengo, onde se destacou como atacante habilidoso e goleador.

 

No Flamengo, Bebeto foi campeão carioca em 1986 e venceu a Copa União em 1987. Sua saída do clube em 1989 gerou polêmica, pois trocou o Flamengo pelo Vasco, onde contribuiu para a conquista do Campeonato Brasileiro de 1989. Em 1992, partiu para o futebol espanhol, jogando pelo Deportivo La Coruña.

O auge de sua carreira na seleção brasileira foi em 1994, quando, ao lado de Romário, formou uma dupla de ataque histórica que levou o Brasil ao tetracampeonato na Copa do Mundo nos Estados Unidos. Na final contra a Itália, Bebeto cobraria o quinto pênalti brasileiro, mas a partida foi decidida antes dessa cobrança.

Após uma passagem pelo Flamengo em 1995, Bebeto retornou ao futebol espanhol, jogando pelo Sevilla. Em seguida, voltou ao Brasil para atuar pelo Vitória, onde conquistou o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste em 1997. Passou também por Botafogo, Toroz Neza (México), Kashima Antlers (Japão), Vasco da Gama e Al Ittihad (Arábia), encerrando sua carreira após um amistoso contra o Flamengo de Guarulhos.

 

Bebeto entrou para política e também é empresário

Além de sua carreira no futebol, Bebeto também ingressou na política. Em 2010, foi eleito deputado estadual pelo PDT-RJ e, posteriormente, reeleito em 2014 pelo partido Solidariedade. Atuou como coordenador das categorias de base da seleção brasileira em 2012. Atualmente, o jogador vive cuidando de suas empresas.


Mais notícias