Futebol Brasileiro

Eliminação para o Ituano pode custar um campeonato nacional ao Corinthians

A equipe eliminada nos pênaltis pode ficar de fora da Copa do Brasil em 2024

Por Eduardo Ferreira

A equipe eliminada nos pênaltis pode ficar de fora da Copa do Brasil em 2024

O Corinthians foi eliminado nos pênaltis para o Ituano, em plena Neo Química Arena, com mais de 40 mil torcedores. Com isso, a equipe dá adeus à competição e agora se prepara para a sequência do ano, que deverá contar com três competições, a Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América.

Por falar em Copa do Brasil, essa competição está ameaçada para o alvinegro. Isso porque, após a eliminação, o Corinthians encerrou a sua participação no Campeonato Paulista como a 6° melhor campanha, ficando atrás de Palmeiras, São Bernardo, São Paulo, Red Bull Bragantino e Água Santa. Com o novo formato de classificação, apenas os cinco primeiros colocados no estadual ganham vaga para a Copa do Brasil.

Portanto, se dependesse apenas do estadual, o Corinthians já estaria fora da Copa do Brasil em 2024. Mas, a equipe ainda pode se classificar de outras maneiras. Todas elas incluem estar na Libertadores de 2024. Isso porque, as equipes presentes na competição continental ganham vaga direta para a fase de oitavas de final da Copa do Brasil.

No entanto, mesmo existindo essa possibilidade do Corinthians ficar de fora, essa chance é muito remota. Isso porque, além da clara possibilidade do alvinegro conseguir uma vaga para a Libertadores, em caso de classificação de Palmeiras, São Paulo ou Red Bull Bragantino, a equipe também herda uma vaga no estadual. Se tratando do Palmeiras, um dos times mais fortes do país, é difícil imaginar um cenário onde a equipe não esteja na Libertadores em 2024.

Sinal de alerta ligado

A derrota para o Ituano não representa uma falha total do Corinthians na temporada. Já que, é apenas o campeonato estadual e as principais competições ainda vão começar. Porém, essa eliminação serve para expor algumas falhas da equipe e deixar a equipe em alerta para algumas situações que podem voltar a ocorrer no ano, em que precisarão estar mais preparados. 

Tópicos


Mais notícias