Futebol Brasileiro

Como Renato Augusto conseguiu organizar o meio-campo do Corinthians em 2023

Atleta de 35 anos tem sido o principal organizador de jogadas de ataque da equipe de Fernando Lázaro

Por Eduardo Ferreira

Atleta de 35 anos tem sido o principal organizador de jogadas de ataque da equipe de Fernando Lázaro

O Corinthians de 2023 tem um nome, Renato Augusto. O camisa 8 tem sido o responsável por organizar o meio-campo da equipe e contribuir nas principais jogadas de ataque do time de Fernando Lázaro. Assim, atuação do meia criou uma espécie de “Renatodependência”, que prejudica desempenho do Timão em jogos sem a presença do atleta principal. 

Dessa forma, a dependência do Corinthians com Renato Augusto se reflete nos números. Dos 14 gols marcados pelo alvinegro no Campeonato Paulista, Renato Augusto teve participação em 8 deles. Embora, não seja um goleador, o camisa 8 tem participações em assistências e pré-assistências, ou seja, o passe construtor da jogada de gol. 

Além disso, o atleta se tornou o representante das ideias do técnico Fernando Lázaro em campo. Inclusive, Renato Augusto já deu declarações dizendo que tem ideias de jogo muito parecidas com a do treinador, o que facilita a comunicação dos dois durante o jogo, e claro, o posicionamento da equipe em campo. 

O jogador que no auge de seus 35 anos, não dispõe de muita velocidade e movimentação. Em contrapartida, tem uma visão de jogo acima da média e ainda consegue organizar seus companheiros em campo. Em diversos momentos do jogo, é possível ver o atleta conversando e até dando bronca nos demais jogadores durante a partida, uma espécie de treinador dentro de campo. 

Renato Augusto fora do Corinthians em dezembro?

Com toda essa dependência do jogador, seria impossível imaginar o Corinthians sem Renato Augusto nesse momento. No entanto, o atleta veterano tem contrato com o clube até dezembro de 2023. Até o momento, não houve conversas sobre uma possível renovação do camisa 8, que não pretende se aposentar pelos próximos dois anos. 

Tópicos


Mais notícias