Futebol Brasileiro

Após o Maracanã, esse é o provável local histórico da final da Libertadores 2024

Cidade importante na América do Sul é favorita para sediar a decisão

Por Eduardo Ferreira

05/11/2023, 02:38 PM

Cidade importante na América do Sul é favorita para sediar a decisão

O ano de 2023 está no fim, com isso, muitas competições estão chegando ao final, após terem sido disputadas de maneira quase obsessiva. É o caso da Copa Libertadores da América, que se encerrou no último sábado (04), com a conquista inédita do Fluminense, ao bater o Boca Juniors em um jogo único que ocorreu no Maracanã. O clube carioca abriu o placar com Cano, porém os argentinos empataram com Advíncula. O confronto foi para a prorrogação, onde John Kenney fez o gol do título, dando a primeira Libertadores para a equipe comandada por Fernando Diniz, que finalmente conseguiu a Glória Eterna.

Esse confronto no Maracanã foi a quinta final da Copa Libertadores da América que ocorreu em um jogo único. O planejamento da Conmebol é ter estádio lendário no continente receber a grande decisão é inspirado na UEFA Champions League, que faz isso há muito tempo na Europa. A primeira vez que ocorreu na América do Sul foi em 2019, em Lima, no Peru. Nessa ocasião, o Flamengo venceu o River Plate por 2 a 1, conquistando a segunda Libertadores de sua história. Nesse modelo de final única, apesar de dar certo no velho continente, não é muito bem-visto por aqui.

Os fatores são bem claros, o preço para a torcida, a locomoção, fazer em cidades que não suportam as torcidas. Porém, a Conmebol não dá ouvidos aos torcedores do clube nem a imprensa, e manterá a final em jogo único tanto na Libertadores, quanto na Sul-Americana.

A possível sede da final da Libertadores em 2024

Segundo informações do portal GE, a Conmebol não só manterá a decisão da Copa Libertadores da América do ano que vem como jogo único, como já tem uma cidade favorita para ser a sede. Se trata de Buenos Aires, capital da Argentina, além de ser o lar dos gigantescos River Plate e Boca Juniors.

Tópicos


Mais notícias