Por Eduardo Ferreira
O São Paulo está utilizando um filme como referência para fazer suas contratações para reforçar o time em 2024. O filme que inspira a diretoria do tricolor chama-se “Moneyball” (No Brasil: O homem que mudou o jogo). Na história, Billy Beane conhece Peter Brand, um economista que possui informações peculiares sobre os jogadores.
Com base nessas estatísticas, o time começa a contratar jogadores que eram desacreditados pela mídia e pelos torcedores. Essa estratégia funciona e o Oakland Athletics conquista uma sequência de 20 vitórias consecutivas, um recorde na liga.
O São Paulo tem seguido uma abordagem semelhante na última temporada. Por exemplo, três jogadores do time campeão da Copa do Brasil haviam sido rebaixados com suas equipes antes de chegarem ao Tricolor. Mesmo assim, o clube acreditou neles. O diretor do São Paulo, Carlos Belmonte, mencionou que o clube busca jogadores que possam agregar, independentemente de serem grandes nomes. Ele comparou essa abordagem ao conceito de "Moneyball", analisando estatísticas e procurando jogadores que muitos não estão olhando.
Carlos Belmonte reconhece que existem diferenças entre o beisebol retratado no filme e o futebol. No entanto, ele destaca a importância de acreditar nas estatísticas e encontrar jogadores que se encaixem nas necessidades da equipe. Ele menciona o caso do jogador Caio Paulista, que foi adaptado para uma nova posição no São Paulo e teve um desempenho positivo.
O São Paulo tem se inspirado no filme "Moneyball" ao analisar estatísticas, buscar jogadores desacreditados e montar um time competitivo com recursos limitados. Essa abordagem tem sido baseada na confiança nos números e na capacidade de encontrar jogadores que possam se encaixar nas necessidades da equipe.
01/03/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
29/02/2024
28/02/2024
28/02/2024
28/02/2024