Brasileirão

Em quatro anos com Braz, é assim que está hoje o patrimônio do Flamengo

Dirigente é responsável pelo departamento de futebol do clube

Por Eduardo Ferreira

Dirigente é responsável pelo departamento de futebol do clube
Dirigente é responsável pelo departamento de futebol do clube
Síguenos enSíguenos en Google News

O Flamengo hoje é um dos clubes de maior poder financeiro do mundo, de maneira indiscutível. O clube esteve durante longos anos bem endividado, lutando para não ser rebaixado e sem grande prestígio nacional. Porém, após uma grande gestão financeira feita por Bandeira de Mello, o clube se reestruturou, passou a disputar títulos e aos poucos retomar o lugar que um clube com mais de 42 milhões de torcedores merece. Hoje, mesmo não ganhando tudo, o clube faz contratações por preços exorbitantes, que a grande maioria dos clubes brasileiros não conseguem chegar perto. Isso dá uma vantagem grande para o Flamengo em relação aos rivais em toda a América do Sul.

Apesar da gestão do ex-presidente Bandeira de Mello ter sido extremamente importante para a reformulação do clube, os títulos não vieram. Mesmo após ganhar alguns cariocas, perdeu dois brasileiros para o Palmeiras, uma Copa do Brasil para o Cruzeiro e uma Copa Sul-Americana para o Independiente, da Argentina. Porém, quando o atual presidente do clube Rodolfo Landim assumiu o cargo, em 2019, tudo mudou, e logo no primeiro ano de gestão, conquistaram uma Copa Libertadores da América e um Campeonato Brasileiro

Muito disso se deve ao fato do atual vice de futebol do Mengão, Marcos Braz, fazer contratações impactantes, como Gabigol, Bruno Henrique e mais algumas estrelas. Uma prova grande dessa mudança do clube é a diferença brutal do faturamento do Flamengo, conforme mais títulos chegavam, mais contratações históricas foram feitas, mais jogos no Maracanã ficavam lotados e mais camisas eram vendidas. 

O aumento de faturamento do Flamengo em 4 anos

Segundo informações do portal GE, o Flamengo quase que dobrou seu faturamento ao comparar o último ano da gestão Bandeira de Mello com o ano de 2022, gerido por Rodolfo Landim e Marcos Braz. Em 2018, o clube faturou R$ 538 milhões, enquanto ao fim da temporada passada, a equipe tinha lucrado impressionantes R$ 1,151 bilhão.


Mais notícias