Brasileirão

Eles eram vilões, deram a volta por cima, e agora são os preferidos de Tite

Mengão só levou um gol nos últimos quatro jogos

Por Eduardo Ferreira

Mengão só levou um gol nos últimos quatro jogos
Mengão só levou um gol nos últimos quatro jogos
Síguenos enSíguenos en Google News

Desde que Tite chegou, a torcida do Flamengo teve esperança de ver o técnico ajeitar a defesa rubro-negra, que estava deixando a desejar em 2023. Após oito apresentações do time com o treinador, a sensação é de que a expectativa já foi correspondida. O sistema defensivo foi vazado apenas uma vez nos últimos quatro jogos (contra adversários considerados "pedreiras": Fortaleza fora, Palmeiras, Fluminense e Bragantino) e virou um trunfo na busca pelo título brasileiro.
Com seis gols tomados em oito rodadas, a "Era Tite" no Flamengo tem média inferior a um gol sofrido por partida (0,75). Feito que coincidentemente marcou os grandes trabalhos do técnico na carreira e aconteceu em quase todos os seus títulos como treinador, dirigindo Caxias, Grêmio, Internacional, Corinthians e a seleção brasileira.


No Flamengo, Tite "ajustou a cozinha" sem mexer na dupla de zaga, composta por Fabrício Bruno e Léo Pereira. Mas fez algumas mudanças e adaptações táticas. No gol, confiou em Rossi e o goleiro correspondeu. Na lateral direita, apesar de ainda contestado, Matheuzinho virou titular. Passou a jogar com uma dupla de volantes na proteção, ora com Thiago Maia ao lado de Pulgar, ora com Gerson fazendo a função. E os pontas que efetivou, Luiz Araújo e Cebolinha, ajudam muito na recomposição.


Metade dos seis gols tomados aconteceram em um só jogo, num apagão de 10 minutos contra o Grêmio, quando perdeu de virada por 3 a 2 em Porto Alegre. Depois, levou dois na derrota por 2 a 1 para o Santos em Brasília e um no empate de 1 a 1 no Fla-Flu. Mas das oito partidas da "Era Tite", só em três o time foi vazado. E nos duelos em que mais sofreu defensivamente cedendo chances ao adversário (contra Vasco, Fortaleza e Bragantino), a equipe rubro-negra conseguiu vencer.
 

 


Mais notícias